terça-feira, 25 de agosto de 2009

Teatro Poético


Nos países aonde o Expressionismo aparece mais tarde, a primeira reação ao realismo foi o chamado teatro poético, de inspiração simbolista, e que tinha as seguintes características:

Uso de símbolos
Fundo fantástico e lendário
Raízes folclóricas
Sugestões sutis

Teatro Poético: AUTORES

• ANTON TCHEKHOV – (Russo - 1860/1904) Apesar de ser considerado realista e ter sido encenado por Stanislavski no auge do movimento realista/naturalista, Tchekhov tinha um estilo intensamente pessoal e diferente de todos os seus contemporâneos.
Seu realismo era poético, com um teatro de estilo coloquial, mas embebido em poesia, com atmosfera, sugestões, climas sutis, em surdina e sem ação espetacular. Sua obra causou grande impressão, sendo das mais representadas no mundo inteiro.
Obras: “As três irmãs”.
“O Jardim das Cerejeiras”
“A gaivota”

• GARCIA LORCA - (Espanhol -1899/1936) Com tragicidade sombria e forte raiz folclórica, Garcia Lorca foi o mais autêntico representante do teatro poético do século. Criou um grupo de teatro chamado “La Barraca”, um grupo de jovens estudantes com a intenção de fazer teatro popular nas ruas ou qualquer lugar onde o povo pudesse se reunir para assistir os clássicos, e com isso, não apenas se distrair, mas instruir-se.
Obras: “Yerma", ”Bodas de Sangue”, “A casa de Bernarda Alba”.

• THOMAS S. ELLIOT – (1888/1965) Em suas peças tentou criar uma atmosfera litúrgica, insuflando espírito religioso à comédia de sociedade.
Obras: ”O assassinato na Catedral”, “A reunião de família”.

• EDMOND ROSTAND – (1869/1918) Foi uma exceção no movimento teatral de sua época. Escrevia suas peças em versos e não seguia a tendência realista. Tinha características bem diferentes de seus contemporâneos. Suas peças mostravam uma tendência romântica numa época em que já começavam as reações anti-realistas.
Escreveu em 1897 a peça “Cyrano de Bergerac”.

• JOHN M. SINGE – (Irlandês-1871/1909).
Obra: “O prodígio do Mundo Ocidental”.

• PAUL CLAUDEL – (1868/1955) No início enquadrou nas suas peças a defesa da religiosidade católica.
Obras: “O livro de Cristóvão Colombo”, “O Diálogo das Carmelitas”, “Joana D’Arc entre as Chamas”, “O sapato de cetim”.



Reações Anti-realistas / Teatro Irreal e Fantástico

Iniciado na França o movimento é baseado na concepção de que a subconsciente é que revela a mais alta realidade da existência através da transcrição pura e simples do automatismo psíquico.
O surrealismo foi um dos movimentos importantes na reação aos exageros do teatro realista. As primeiras reações vieram da Itália com CHIARELLI (1877/1949), com a peça “A máscara e o vulto”.

Luigi Pirandello: Autor extremamente pessimista. Seus personagens apresentam dificuldade de estabelecer um sentido psicológico para a realidade do mundo e a impossibilidade de reconhecer a pessoa e a verdade. Em seus textos, essa filosofia aparece através de fascinantes enredos novelísticos.
Obras:
“Seis personagens à procura de um autor”,
“Esta noite se improvisa”,
“Vestir os nus”.


As reações anti-realistas tiveram como características gerais:


• Eliminação de bases psicológicas
• Eliminação de enredo
• Deformação fantástica
• A procura do “antiteatro”
• Sem coerência e sem homogeneidade



Os grandes teóricos anti-realistas foram COCTEAU e ANTONIN ARTAUD que criou o chamado “Teatro da Crueldade” e não conseguiu, em vida, realizar suas idéias revolucionárias. O dramaturgo que mais se aproximou da realização da teoria de Artaud talvez tenha sido Jean Genet.

AUTORES Anti Realistas

JEAN GENET – Foi o autor que melhor realizou as idéias de Artaud e seu “Teatro da Crueldade”.
Escreveu: “O Balcão”,
“As criadas”.

SAMUEL BECKETT – Era extremamente pessimista e se caracterizou pela falta de sentido geral de seu diálogo.
Obras: “Esperando Godot”
“Fim de Jogo”

Na França surgiram Jean Giraudoux, Jean Anouilh, Jean Cocteau (“A máquina Infernal”) e também Jean Paul Sartre.

Jean Paul Sartre – Partidário do existencialismo, com características políticas socialistas. Escreveu: “As mulheres de Tróia” sobre a destruição de Tróia pelos gregos e a situação das mulheres, sobreviventes, que serão escravizadas pelos gregos.
Obras: “Entre Quatro Paredes”,
“Mortos sem Sepultura”,
“As moscas”,
“A prostituta Respeitosa”,
“O diabo e o Bom Deus”,
“As mãos sujas”.

Eugene Ionesco – Criador do Teatro do Absurdo, o antiteatro com farsas e sátiras sem ideal, com falta de sentido dramático. Em sua peça “O rinoceronte”, Ionesco utiliza vários truques antiteatrais.
Obras: “A lição”.
“A cantora Careca”.

Alfred Jarry – (1873 – 1907) Usou a comédia grotesca, adotando um gênero farsesco.
e sem compromisso com a realidade.
Escreveu a peça: UBU REI.


Friedrich Düerrenmatt – (Suíço) Usa a deformação teatral, para denunciar a sociedade e a realidade dominante, em sua peça: “A visita da Velha Senhora”.
Obras: Frank V,
Os físicos,
O casamento do Sr. Mississipi.

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